Para os judeus Pentecostes era uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo junto com eles os pagãos amogos e prosélitos. Assim eram oferecidas as primicias das colheitas no templo.
No primeiro Pentecostes depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, a espera do Espirito Santo. Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um barulho que parecia de um vento soprando muito forte encheu toda a casa onde estavam sentados, e o Espirito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém, na forma de línguas de fogo e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas.Todos ficaram cheios do Espirito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa. Estavam morando ali, em Jerusalém, judeus religiosos, vindos de todas as nações do mundo. Quando ouviram aquele barulho, uma multidão se ajuntou, e todos ficaram muito admirados, porque cada um podia entender, na sua própria língua, o que os seguidores de Jesus estavam falando.
A multidão ficou admirada e espantada e todos comentavam: "Como pode cada um entender na sua própria língua?" Eles diziam uns para os outros. Eles falam das coisas de Deus e cada um entende. Mas havia aqueles que zombavam, dizendo que eles estavam embriagados e outros diziam que eles estavam com Espíritos maus. Quando Pedro começou a pregar a Palavra de Deus, ele disse: "irmãos, isso iria acontecer, pois o profeta Joel havia profetizado o que hoje está se cumprindo, a Palavra do Senhor". Quando Pedro pregava, as pessoas se convertiam, havia arrependimento e muitas pessoas começaram a seguir a Jesus e foram batizados. As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Com isso a igreja crescia muito, e o Evangelho foi espalhado por toda terra. Deus pode fazer isso agora mesmo com sua vida. Busque o batismo no Espirito Santo e sua vida não será mais a mesma. Deus quer encher tanto vocês que vai acontecer como aconteceu em Pentecostes, eles estavam como bêbados, então vamos experimentar isso.
Pentecostes é símbolo do Cenáculo e desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o Amor de Cristo.
Marcos Vinicius de Lima
Coordenador da Renovação Carismática Católica de Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário