quarta-feira, 7 de março de 2012

Os desejos do nosso coração

 

 

“Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá.”Sl 36,4

Muitas vezes, quando lemos esse versículo do salmo, pensamos que ao colocarmos no Senhor a nossa alegria e gratidão, Ele vai atender nossos desejos e realizar nossos sonhos e, muitas vezes, Ele faz isso mesmo. Mas, o que esse versículo expressa é muito mais do que apenas isso. Não se trata aqui de nos alegrarmos no Senhor e depois fazer tudo o que queremos, é muito mais bonito e mais profundo do que isso. Se nós colocarmos nossas delícias no Senhor, se fizermos Dele a alegria da nossa vida, então Ele mudará o nosso coração para que os nossos desejos se tornem os Dele. Em outras palavras, Ele colocará seus desejos em nosso coração. Nós precisamos disso na nossa vida, pois os nossos desejos, às vezes, são vãos, são gerados pelo pecado em nós ou são limitados e pequenos.
Os desejos do Senhor para a nossa vida são perfeitos, porque fazem parte do seu plano de amor para nós. Eles são infinitamente superiores e mais bonitos do que tudo o que podemos imaginar, como nos diz a passagem em Isaías 55, 8-9: Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos.
Li, certa vez, um testemunho bonito de David Mangan sobre esse versículo bíblico. Ele é um dos que estavam em Duquesne naquele fim de semana do início da Renovação Carismática e até hoje ele continua cheio do Espírito, frequentando Grupo de Oração, pregando a Palavra de Deus e dando bom testemunho. David disse que esse versículo significa muito para sua vida pois enquanto ele se deliciava com o Senhor, buscando fazer sua vontade,  se apaixonou por aquela que hoje é sua esposa. Então, conforme sua compreensão, o desejo, o amor que começou a sentir por ela foi colocado no seu coração pelo Senhor. Por isso, ele mandou gravar esse versículo nas suas alianças, para nunca se esquecer de quem sua esposa é para ele: desejo de Deus colocado no seu coração.
Que possa ser assim também conosco. Coloquemos todo o nosso amor, o nosso louvor, a nossa confiança no Senhor, passando todos os dias um tempo em oração com Ele, deliciando-nos na sua presença e deixemos que Ele vá colocando os seus desejos no nosso coração e teremos assim a nossa vida grandemente abençoada.


Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

domingo, 4 de março de 2012

DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO AO ENCONTRO DO PRÓXIMO

Toda vez que recebemos uma boa notícia, não vemos a hora de partilhar com um parente, o melhor amigo, alguém que amamos, etc. Não encontramos limites para tal, seja pelos meios de comunicação ou pessoalmente queremos levar a notícia.. E, partindo desse pressuposto, iremos meditar a importância de sermos discípulos e missionários d'Aquele que nos envia para a missão e transmite a boa Notícia.
Os bispos reunidos em aparecida-SP no ano de 2007, em ocasião da V Conferência Geral de Episcopado Latino-Americano e do Caribe, já nos alertava que: " A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anuncia-lo de pessoa( DAp 145, p. 78). E, ainda acrescenta que: " Necessitamos sair ao encontro das pessoas, famílias(...) para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que preenche nossas vidas de sentido, de verdade e de amor, de alegria e de esperança." (DAp 548, p.243)
A Igreja está nos convocando para irmos ao encontro do outro e, levar a experiência da Boa Nova do Reino, assim como Jesus fez. a Palavra de Deus nos relata várias situações em que Jesus foi ao encontro do próximo, nos ensinando qual caminho que também devemos seguir. Visitou Zaqueu(LC. 19, 1-10), Lazaro (Jo 12, 2) e tantos outros. O objetivo de Jesus era escutar as pessoas e, ao mesmo tempo, pregar o Evangelho. Esses exemplos nos mostram que discípulo não sai para falar de si, mas compartilha daquilo que o levou a estar ali.
A missão está bem próxima de nós, ou seja, estamos refletindo o sentindo de sermos missionários em nossa realidade local. Somos missionários, na medida em que compreendemos o que é missão, e nos colocarmos em disposição de discípulos enviados pelo Senhor. E, isto nós fazemos a partir do momento em que assumimos nossa missão de cristão batizados. Mas é necessário entender que, antes de ser missionário, o evangelizador precisa ser discípulo, e este não deve medir esforços para o discipulado, é despojar-se de si mesmo.
Ser discípulo e missionário é receber um grande um grande dom de Deus. 
Na certeza de que Jesus não nos abandona e prossegue conosco nesta jornada missionária "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo"(Mt 28,20), possamos irradiar em nossas faces a alegria de evangelizar, conforme o Documento de Aparecida salienta "(...) façamos tudo isso com ímpeto interior que ninguém e nada seja capaz de extinguir. Seja essa a maior alegria de nossas vidas dedicadas." (DAp 5552. p. 246)
Sigamos o exemplo daquela que foi discípula e missionaria do Mestre, Maria, que "acolheu e conservou a Palavra de Deus em seu coração" (Lc 2, 19), para assim também nós ficarmos atentos à voz de Jesus. (Rovilson Ângelo da Silva)

A semana de Evangelização que ocorreu do dia 27/02 à 02/03 foi uma grande Benção. Todos os servos da Renovação Carismática Católica de Machado, saíram a encontro do próximo em suas casas, levando a Palavra de Deus e instruindo a todos a buscarem os sacramentos e a terem uma vida Religiosa ativa. Cremos nos frutos que essa atitude deu e ainda vai dar em nossa cidade, até mesmo na vida de todos nós missionários.
Agradecemos a todos que nos acolheram, que abriram as portas de sua casa para nós.
Agradecemos também o apoio de nossos Párocos. E a todos que deram seu sim ao chamado de Deus. 

Deus seja Louvado.
Amém, Aleluia!!!