segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Hosana ao Senhor!!!

Queridos irmãos da RCC-Machado, é com muito amor, alegria e satisfação que lhes prestamos essa homenagem.
Afinal é mais um ano que se encerra e permanecemos firmes e unidos nesta batalha. Passamos por muitas coisas, vivenciamos muitos momentos; momentos estes de alegria, decepção, desânimos, momentos que caímos e que nos levantamos. Mas hoje, posso dizer que não somos mais os mesmos. Amadurecemos, e nos fortalecemos no amor de Deus. E, com certeza estas experiências nos ensinou a sermos companheiros, a unirmos as forças para vencermos os obstáculos que não foram poucos.
Nesse caminho muitos se foram, muitos não acreditaram em nós, fomos criticados, mas ainda nos restava uma ESPERANÇA, esta foi a que nos motivou a seguir em frente.
Que suas conquistas impulsione outras buscas e abra novos horizontes  sempre apontando para um futuro muito luminoso.
Agradecer é admitir que houve um momento em que se precisou de alguém. Agradecer é reconhecer que ninguém tem o dom de ser auto-suficiente. A vocês que ampliaram seus laços e buscaram ser, não mais um na multidão, mas amigos, companheiros, irmãos durante esta difícil jornada.
Vocês instrumento de Deus, luzes na escuridão, que levaram a direção, a esperança, o amor a tantos que o Senhor lhes confiou: nosso respeito, nosso afeto, nossos sinceros agradecimentos. Obrigado por serem aquilo que Deus quer.
O que alcançamos nesta jornada é uma pequena demostração do que ainda podemos conquistar com nossos dons e nossa fé. A força de vontade e a persistência nos trouxeram até aqui. Esperamos que esta vitória seja a sequência de muitas outras conquistas.
Aos que encerram neste ano de 2012 seu mandato de Coordenador; Deus seja louvado pela sua vida! Pela luta, empenho e batalha que travou pelo seu grupo de oração. Deus os abençoe!
Aos que foram escolhidos para estar a frente coordenando nos próximos 2 anos: contem com nossas orações, com nosso apoio. Estaremos juntos, sempre juntos. A exemplo de Moisés, Aarão e Hur, seremos o sustento uns dos outros, para vencer mais uma jornada de muita batalha.
Parabéns aos nossos Coordenadores Paroquiais que assumem no próximo 01/01/2013: 
Marcos Vinícius  e Renata Pimentel - Paróquia Sagrada Família
Elizabeth e Sr. Jorge - Paróquia São José
Um abençoado Fim de Ano e um 2013 recheado de Amor e Paz á todos!!
Hosana ao Senhor!!!
Tamu junto!!!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

“Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”


A Renovação Carismática Católica do Brasil já tem o tema que norteará suas atividades durante o ano de 2013: “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Este versículo está na primeira carta de São João, capítulo 5, versículo 4b. Tal temática foi discernida pelo Conselho Nacional como forma de incentivar o Movimento a vivenciar de forma intensa a proposta do Ano da Fé, que será aberto pelo P
apa Bento XVI nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, como comemoração ao 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II.

O tema também é um convite ao vivo e autêntico testemunho cristão, buscando incentivar cada carismático a exercer a militância apostólica e a combatividade profética em suas realidades. Dessa forma, a arte que ilustra essa temática evidencia a cruz, principal símbolo da nossa fé.
http://www.rccbrasil.org.br/

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Eucaristia, nosso tesouro

Muitas vezes queremos compreender como o Senhor dá Seu corpo e sangue na forma de pão e vinho, mas isso será sempre um mistério de fé. Jesus, sabendo disso, veio em auxílio a nossa fraqueza e a nossa incredulidade. Para que pudéssemos aceitar com mais facilidade o mistério da Eucaristia, Ele realizou muitos prodígios: andou sobre as águas, multiplicou os pães, apareceu aos apóstolos após Sua ressurreição; tudo para que soubéssemos que Ele tem o poder de realizar aquilo que realizou na Eucaristia.

Jesus quis concretizar Sua presença sob as espécies de pão e vinho, para que compreendêssemos que a Eucaristia, é Seu corpo, que vem ser presença, remédio, cura, alimento e força para nós.
“Pois minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele” (Jo 6, 55-56).

Só comungando frequentemente e adorando Jesus no Santíssimo Sacramento conseguiremos forças para prosseguir numa vida de santidade.

Se você contraísse qualquer doença grave, certamente tomaria todos os remédios indicados pelo médico. O remédio para curar as doenças espirituais é a Eucaristia. É o próprio corpo e sangue, alma e divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, o remédio eficaz para o nosso corpo e para a nossa alma. Comungando o corpo do Senhor, nossos pensamentos, sentimentos, ideias e fantasias são purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.

Além de receber Jesus Eucarístico, é preciso adorá-Lo no Santíssimo Sacramento. Seja adorador! Se por vários motivos você não puder permanecer por muito tempo em adoração, passe pelo menos cinco minutos por dia diante de Jesus presente no sacrário.

Somos incapazes de imaginar os benefícios que recebemos quando estamos em adoração diante do Santíssimo Sacramento. Da mesma forma que nos unimos ao sofrimento de alguém que amamos, Jesus se une a nós. No momento em que estamos diante do Santíssimo Sacramento, Jesus está diante de nós.

Jesus na Eucaristia deseja ardentemente esse encontro, e, como ovelhas machucadas, precisamos nos encontrar com Ele para a nossa cura.

Que Jesus entre em sua casa e comece a reinar. Que o Santíssimo Sacramento se levante para abençoar o Brasil, o seu lar, seu casamento, seus filhos, sua maternidade e sua paternidade.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

domingo, 20 de maio de 2012

PENTECOSTES: Festa da Alegria

Para os judeus Pentecostes era uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo junto com eles os pagãos amogos e prosélitos. Assim eram oferecidas as primicias das colheitas no templo.
No primeiro Pentecostes depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, a espera do Espirito Santo. Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um barulho que parecia de um vento soprando muito forte encheu toda a casa onde estavam sentados, e o Espirito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém, na forma de línguas de fogo e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas.Todos ficaram cheios do Espirito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa. Estavam morando ali, em Jerusalém, judeus religiosos, vindos de todas as nações do mundo. Quando ouviram aquele barulho, uma multidão se ajuntou, e todos ficaram muito admirados, porque cada um podia entender, na sua própria língua, o que os seguidores de Jesus estavam falando.
A multidão ficou admirada e espantada e todos comentavam: "Como pode cada um entender na sua própria língua?" Eles diziam uns para os outros. Eles falam das coisas de Deus e cada um entende. Mas havia aqueles que zombavam, dizendo que eles estavam embriagados e outros diziam que eles estavam com Espíritos maus. Quando Pedro começou a pregar a Palavra de Deus, ele disse: "irmãos, isso iria acontecer, pois o profeta Joel havia profetizado o que hoje está se cumprindo, a Palavra do Senhor". Quando Pedro pregava, as pessoas se convertiam, havia arrependimento e muitas pessoas começaram a seguir a Jesus e foram batizados. As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Com isso a igreja crescia muito, e o Evangelho foi espalhado por toda terra. Deus pode fazer isso agora mesmo com sua vida. Busque o batismo no Espirito Santo e sua vida não será mais a mesma. Deus quer encher tanto vocês que vai acontecer como aconteceu em Pentecostes, eles estavam como bêbados, então vamos experimentar isso. 
Pentecostes é símbolo do Cenáculo e desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o Amor de Cristo.

Marcos Vinicius de Lima
Coordenador da Renovação Carismática Católica de Machado

quinta-feira, 17 de maio de 2012

À espera de Pentecostes: Dons da Palavra


Enquanto esperamos a grande festa de Pentecostes, tão significativa para nós, carismáticos, o portal RCCBRASIL recordará as pregações das manhãs do ENF 2012.
No ano em que o Movimento se une para “apascentar as ovelhas” do Senhor, o aprofundamento e a prática de elementos essenciais da nossa espiritualidade são colocados em evidência para que o pastoreio aconteça com fortes marcas da identidade carismática. Com esse intuito, a programação das manhãs do Encontro Nacional de Formação 2012 contou com pregações e fortes momentos de oração sobre o tema Carismas. Acompanhe esta série de três artigos que estão publicados na edição nº 73 da Revista Renovação e agora nos ajudarão na preparação para Pentecostes.
Dons da Palavra
O nosso chamado de apascentar as ovelhas se dá a partir daquilo que nós somos, da nossa identidade enquanto Movimento.  Dentro desse contexto,  nós sabemos que o tripé da identidade da RCC é o batismo no Espírito Santo, a vivência dos carismas e a vida em comunidade. Dessa forma, para bem pastorear, precisamos conhecer e aprofundar o uso dos carismas porque os dons do Espírito Santo multiplicam as possibilidades humanas de evangelização.
Nesse sentido, observamos que até no meio da RCC encontramos pessoas com dificuldades para se abrirem aos carismas. Em relação a isso, é importante lembrarmos que eles são dons gratuitos e, por isso, por serem unicamente graça de Deus, precisam ser sempre acolhidos. Um trecho da Constituição Dogmática Lumen Gentium ajuda a esclarecer essa questão. “Além disso, este mesmo Espírito Santo não só santifica e conduz o Povo de Deus por meio dos sacramentos e ministérios e o adorna com virtudes, mas distribuindo a cada um os seus dons como lhe apraz, distribui também graças especiais entre os fiéis de todas as classes, as quais os tornam aptos e dispostos a tomar diversas obras e encargos, proveitosos para a renovação e cada vez mais ampla edificação da Igreja, segundo aquelas palavras; a cada qual se concede a manifestação do Espírito em ordem ao bem comum. Estes carismas quer sejam os mais elevados, quer também os mais simples e comuns, devem ser recebidos com ação de graças e consolação, por serem muito acomodados e úteis às necessidades da Igreja”.( LG 12)
A Palavra de Deus também nos ajuda a entender melhor a importância dos carismas. Os capítulos 12, 13 e 14 da primeira carta de São Paulo aos Coríntios podem ser entendidos como o manual da vida carismática.  É interessante atentarmos para o contexto social em que viviam os destinatários dessa epístola. Corinto era uma cidade portuária, muito populosa e marcada pela luxúria.  Nesse lugar de grandes dificuldades de evangelização, Paulo escolhe o tema carismas para falar ao povo, pois esses são dons úteis para a vida da Igreja e confirmam a pregação. Hoje em dia, ao observarmos o contexto social em que estamos inseridos, também percebemos a nossa necessidade de que o Espírito Santo distribua os carismas para que a nossa evangelização seja acompanhada de sinais.  E os carismas ou dons da Palavra são importantes instrumentos para uma evangelização de poder. Vejamos um pouco mais sobre cada um deles.
Dom das línguas
Dizem que a oração em línguas é o menor dos dons.  Mas quando a experimentamos, creio que não seja mais possível dizer isso. É o próprio Espírito orando em nós e por nós, você acha isso pouco? A oração em línguas é um dom que serve para a edificação da própria pessoa e no qual não há conceitos humanos. Entretanto, é possível darmos uma intenção para a nossa oração, fala ou canto em línguas e assim o dom ajuda a nos comunicarmos melhor com o Senhor.  
Dom de Profecia
A profecia dá a conhecer a vontade de Deus sobre determinada situação. Através da profecia, Deus nos exorta, corrige e anima e a mensagem sempre deve ser confirmada pela assembleia. É relevante lembrar também que a verdadeira profecia sempre orienta para Cristo e que não contraria e nem acrescenta nada ao que nos revelam as Escrituras e o Magistério da Igreja.
Outro elemento fundamental para o exercício desse carisma é sabermos silenciar interiormente para poder escutar a Deus.  Precisamos cultivar momentos de silêncio interior para aprendermos qual é a forma que Deus escolhe para se comunicar com nós. Pois Deus respeita o nosso jeito de ser e fala de uma forma especial com cada um. Da mesma maneira, precisamos cultivar momentos de silêncio e escuta profética durante a vivência do ciclo carismático em nossos Grupos de Oração.
Dom de Interpretação das línguas
Esse carisma não se trata da uma capacidade de tradução, mas da faculdade de perceber o sentido da oração ou da profecia pronunciada em línguas. Com isso, podemos perceber o que o Senhor quer dizer em uma determinada circunstância. Quando alguém fala em línguas na assembleia, o silêncio que se segue prepara o clima para a intervenção do carisma profético da interpretação que exorta, edifica e consola.
Que o nosso coração esteja sempre aberto para receber os carismas e que esses fecundem a nossa missão, como rezou o Papa Paulo VI, em 10 de outubro de 1974: “que Deus conceda, que o Senhor deixe novamente cair uma chuva de carismas para fazer a Igreja fértil, bela, admirável, capaz de comover, de atrair a atenção maravilhada até do mundo profano com sua tendência ao secularismo.”

Por Lázaro Praxedes
Coordenador Nacional do Ministério de Pregação

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PADRE CORAJOSO

O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas.
Pois bem, veja o que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva.
Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas...
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!
Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.
Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.
Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.
Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos.
Frade Demetrius dos Santos Silva.
* São Paulo/SP
CORAGEM É CORAGEM...
Verdades são verdades...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bento XVI faz convite para que fiéis rezem o terço

"O Rosário é oração bíblica, toda tecida de Sagrada Escritura. É oração do coração, em que a repetição da Ave Maria orienta o pensamento e o afeto para Cristo, tornando-se súplica confiante na sua e nossa Mãe", explicou o Papa Bento XVI na mensagem antes da oração do Ângelus, no Vaticano. 

O Santo Padre recordou que Outubro é chamado “o mês do Rosário”, e que somos convidados a deixar-nos “guiar por Maria nesta oração antiga e sempre nova”, que “nos conduz diretamente a Jesus, contemplado os seus mistérios de salvação”.

O Papa destacou também a presença dos Líderes das Igrejas Orientais, em Roma, para participarem na assembleia sinodal. "Uma realidade diferente, onde a única Igreja de Cristo se exprime em toda a riqueza das suas antigas tradições", destacou.

“Nestes países, infelizmente marcados por profundas divisões e dilacerados por conflitos que duram há muito tempo, a Igreja é chamada a ser sinal e instrumento de unidade e de reconciliação, segundo o modelo da primeira comunidade de Jerusalém, na qual a multidão dos que se tinham tornado crentes tinha um só coração e uma só alma”, disse Bento XVI.

E concluiu confiando à intercessão de Maria o Sínodo para o Oriente Médio. Dentre as saudações em diversos idiomas, não faltou uma em português:

“A minha saudação estende-se a todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular aos fiéis cristãos da cidade de Jundiaí, no Brasil, invocando abundantes graças divinas sobre os seus passos para construírem a vida sobre aquela rocha firme que é Cristo vivo na sua Igreja. Deus a todos guarde e abençoe!”




Fonte: Canção Nova Notícias

terça-feira, 1 de maio de 2012

Beata Elena Guerra, rogai por nós!


O mês de abril, que encerra-se nesta segunda-feira (30), traz diversas datas marcantes relativas à beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo. O dia 11 é declarado como o dia da sua memória litúrgica; já no dia 26 foi proclamada a sua beatificação, há 53 anos.
Por isso, aproveitemos para pedir a intercessão dessa figura que tanto nos fala através de seus exemplos. A partir do testemunho de Elena Guerra, façamos que o Espírito Santo seja mais conhecido e amado.
Rezemos pedindo a presença do Paráclito, através da intercessão da beata:
Por intercessão da Beata Elena Guerra, Ó adorável Espírito de Deus, que te comunicaste com a beata Elena Guerra com a abundância dos Teus dons, confiaste-lhe a mensagem da eterna renovação do teu Pentecostes, pela suavidade e fidelidade à missão a ela atribuída, suplicamos-Te, de torná-la, ainda hoje, testemunha do Teu amor na defesa da nossa oração para as nossas intenções. Reacende, ó Deus Consolador, a nossa fé e a nossa esperança, para que possamos caminhar com coragem até o encontro definitivo.  Amém!
Beata Elena Guerra, rogai por nós!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

VIVENDO A RESSUREIÇÃO


“Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova.” Rm 6, 4

O evangelho segundo Mateus, na narração da morte de Jesus, relata que quando Jesus  entregou seu espírito ao Pai,  morrendo na cruz,  o véu do templo se rasgou de alto a baixo. Isto significa que, ao carregar sobre si o pecado de todos nós, pagando por ele o preço do nosso resgate pela morte e derramamento expiatório de Seu sangue, Jesus derrubou as barreiras que nos separavam do amor do Pai e nós temos acesso novamente ao Trono da Graça de onde todas as bênçãos vêm.  Continuando a narrativa, São Mateus relata que quando o véu do templo se rasgou, os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram, saindo de suas sepulturas e entrando  na cidade santa depois da ressurreição de Jesus.
Nós podemos viver a ressurreição de Jesus na nossa vida se sairmos de nossos sepulcros para viver a vida nova que Jesus nos conquistou.  Cada vez que tivermos uma atitude de vida e não de morte, estamos saindo do sepulcro e ressuscitando com Jesus para a vida de filhos e filhas de Deus. Exemplificando, ao decidir por perdoar uma pessoa, estou tendo uma atitude de sair do sepulcro para a vida. Ajo da mesma forma quando resolvo  guardar silêncio ao invés de falar mal de alguém ou ainda decido rezar e louvar a Deus ao invés de me desesperar com os problemas e dificuldades. Outro exemplo é quando tomo a decisão de sorrir mais e reclamar menos e de cultivar a alegria e o coração agradecido.
São pequenos gestos de ressurreição, uns unidos aos outros, tecendo a nossa vida diária, que farão com que a alegria da ressurreição tome conta de nós e se espalhe ao nosso redor. Cada vez que decidimos romper com o pecado, cada vez que deixarmos Jesus reinar na nossa vida, cada vez que deixarmos o bem derrotar o mal, estaremos vivendo a ressurreição, a vida nova em Jesus. Morrendo para o pecado, nos tornamos vivos para Deus, como nos explica São Paulo na carta aos Romanos. (Rm 6, 11)
Façamos essa experiência de participar da gloriosa liberdade de filhos de Deus. Vivamos a nossa vida na força do Ressuscitado, ressuscitando também nós em cada decisão que tomarmos na nossa vida, em cada gesto e palavra, sempre optando pela vida, pelo bem, pelo amor, pela paz.
Na tarde do dia da ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos e lhes disse: “A paz esteja convosco!”  Depois, soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo.”  É portanto, na força do Espírito e na paz do Ressuscitado que nós podemos viver a nossa vida. Nós não somos mais escravos do mal, porque Jesus venceu o mal e nos garantiu vida nova. Para nos apossarmos dessa vida nova tudo o que temos que fazer é vivê-la. De nada nos adianta conhecer as maravilhas do Reino de Deus se nós não as vivermos.  Vivamos a ressurreição, vivamos a vida nova e cada dia da nossa vida será uma feliz Páscoa!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Os desejos do nosso coração

 

 

“Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá.”Sl 36,4

Muitas vezes, quando lemos esse versículo do salmo, pensamos que ao colocarmos no Senhor a nossa alegria e gratidão, Ele vai atender nossos desejos e realizar nossos sonhos e, muitas vezes, Ele faz isso mesmo. Mas, o que esse versículo expressa é muito mais do que apenas isso. Não se trata aqui de nos alegrarmos no Senhor e depois fazer tudo o que queremos, é muito mais bonito e mais profundo do que isso. Se nós colocarmos nossas delícias no Senhor, se fizermos Dele a alegria da nossa vida, então Ele mudará o nosso coração para que os nossos desejos se tornem os Dele. Em outras palavras, Ele colocará seus desejos em nosso coração. Nós precisamos disso na nossa vida, pois os nossos desejos, às vezes, são vãos, são gerados pelo pecado em nós ou são limitados e pequenos.
Os desejos do Senhor para a nossa vida são perfeitos, porque fazem parte do seu plano de amor para nós. Eles são infinitamente superiores e mais bonitos do que tudo o que podemos imaginar, como nos diz a passagem em Isaías 55, 8-9: Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos.
Li, certa vez, um testemunho bonito de David Mangan sobre esse versículo bíblico. Ele é um dos que estavam em Duquesne naquele fim de semana do início da Renovação Carismática e até hoje ele continua cheio do Espírito, frequentando Grupo de Oração, pregando a Palavra de Deus e dando bom testemunho. David disse que esse versículo significa muito para sua vida pois enquanto ele se deliciava com o Senhor, buscando fazer sua vontade,  se apaixonou por aquela que hoje é sua esposa. Então, conforme sua compreensão, o desejo, o amor que começou a sentir por ela foi colocado no seu coração pelo Senhor. Por isso, ele mandou gravar esse versículo nas suas alianças, para nunca se esquecer de quem sua esposa é para ele: desejo de Deus colocado no seu coração.
Que possa ser assim também conosco. Coloquemos todo o nosso amor, o nosso louvor, a nossa confiança no Senhor, passando todos os dias um tempo em oração com Ele, deliciando-nos na sua presença e deixemos que Ele vá colocando os seus desejos no nosso coração e teremos assim a nossa vida grandemente abençoada.


Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

domingo, 4 de março de 2012

DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO AO ENCONTRO DO PRÓXIMO

Toda vez que recebemos uma boa notícia, não vemos a hora de partilhar com um parente, o melhor amigo, alguém que amamos, etc. Não encontramos limites para tal, seja pelos meios de comunicação ou pessoalmente queremos levar a notícia.. E, partindo desse pressuposto, iremos meditar a importância de sermos discípulos e missionários d'Aquele que nos envia para a missão e transmite a boa Notícia.
Os bispos reunidos em aparecida-SP no ano de 2007, em ocasião da V Conferência Geral de Episcopado Latino-Americano e do Caribe, já nos alertava que: " A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anuncia-lo de pessoa( DAp 145, p. 78). E, ainda acrescenta que: " Necessitamos sair ao encontro das pessoas, famílias(...) para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que preenche nossas vidas de sentido, de verdade e de amor, de alegria e de esperança." (DAp 548, p.243)
A Igreja está nos convocando para irmos ao encontro do outro e, levar a experiência da Boa Nova do Reino, assim como Jesus fez. a Palavra de Deus nos relata várias situações em que Jesus foi ao encontro do próximo, nos ensinando qual caminho que também devemos seguir. Visitou Zaqueu(LC. 19, 1-10), Lazaro (Jo 12, 2) e tantos outros. O objetivo de Jesus era escutar as pessoas e, ao mesmo tempo, pregar o Evangelho. Esses exemplos nos mostram que discípulo não sai para falar de si, mas compartilha daquilo que o levou a estar ali.
A missão está bem próxima de nós, ou seja, estamos refletindo o sentindo de sermos missionários em nossa realidade local. Somos missionários, na medida em que compreendemos o que é missão, e nos colocarmos em disposição de discípulos enviados pelo Senhor. E, isto nós fazemos a partir do momento em que assumimos nossa missão de cristão batizados. Mas é necessário entender que, antes de ser missionário, o evangelizador precisa ser discípulo, e este não deve medir esforços para o discipulado, é despojar-se de si mesmo.
Ser discípulo e missionário é receber um grande um grande dom de Deus. 
Na certeza de que Jesus não nos abandona e prossegue conosco nesta jornada missionária "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo"(Mt 28,20), possamos irradiar em nossas faces a alegria de evangelizar, conforme o Documento de Aparecida salienta "(...) façamos tudo isso com ímpeto interior que ninguém e nada seja capaz de extinguir. Seja essa a maior alegria de nossas vidas dedicadas." (DAp 5552. p. 246)
Sigamos o exemplo daquela que foi discípula e missionaria do Mestre, Maria, que "acolheu e conservou a Palavra de Deus em seu coração" (Lc 2, 19), para assim também nós ficarmos atentos à voz de Jesus. (Rovilson Ângelo da Silva)

A semana de Evangelização que ocorreu do dia 27/02 à 02/03 foi uma grande Benção. Todos os servos da Renovação Carismática Católica de Machado, saíram a encontro do próximo em suas casas, levando a Palavra de Deus e instruindo a todos a buscarem os sacramentos e a terem uma vida Religiosa ativa. Cremos nos frutos que essa atitude deu e ainda vai dar em nossa cidade, até mesmo na vida de todos nós missionários.
Agradecemos a todos que nos acolheram, que abriram as portas de sua casa para nós.
Agradecemos também o apoio de nossos Párocos. E a todos que deram seu sim ao chamado de Deus. 

Deus seja Louvado.
Amém, Aleluia!!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Evangelização de Rua - "Ide e pregai o Evangelho a toda criatura"

Uma BENÇÃO!!!

É o que podemos dizer resumidamente do primeiro dia da EVANGELIZAÇÃO DE RUA!!!

Durante toda essa semana a Renovação Carismática Católica de Machado estará andando pela cidade com a missão de evangelizar, de convidar as pessoas à vida em comunidade e também de levar uma palavra amiga a tantas pessoas que necessitam.

O início dessa missão se deu dia 26/02/2012 na missa das 19:00h na Matriz Sagrada Família e Santo Antônio, quando nosso Pároco Pe. Donizete , nos deu sua benção e nos enviou em trabalho.

O encerramento da Evangelização de rua será no sábado dia 03/03/2012. Com Santa Missa de recebimento dos missionários as 19:00h na Matriz Sagrada Família.

Logo após para fechar com chave de ouro terá VI PHN é SHOW na Praça Antônio Carlos. Será mais um grande momento de oração, diversão, apresentação do Coral de Músicos RCC e apresentação teatral.


Lembrando que de manhã, deste mesmo sábado à partir das 09:00h, teremos o programa na RadioAM, complementado tudo o que foi anunciado durante essa semana de Evangelização, falando sobre os Sacramentos e Vida Religiosa, você poderá participar também, ligando pra gente durante o programa, tirando suas duvidas e contando como foi a  experiencia de receber um missionário em sua casa.

Esperamos por você e sua família!! E semana que vem, nos veremos nos grupos de oração novamente!!

Paz e Bem!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ponha ordem no seu interior

Pense num barco em alto-mar sem algo que lhe indique terra firme.
Permanecerá perdido até que uma abençoada mão apareça.

Por inúmeras vezes esperamos tantos de pessoas, ou de coisas, que de nada podem nos ajudar, quando a tribulação nos alcança. Andamos por tantos caminhos errôneos, buscamos tantos e tantos meios ineficazes para resolver nossos problemas, acreditando estar indo atrás da melhor solução.
BUSQUE A DEUS, só Ele é a solução para os nossos problemas, só Ele conhece cada pensamento nosso, por mais íntimo que seja, e sabe exatamente a raiz de cada dor que trazemos no peito.
Ele é o caminho, a verdade e a vida!! Se o fardo está pesado, caminhe com o Pai, Ele ajudará você a carregar, te conduzindo sempre pela verdade, porque Ele quer que você tenha VIDA e a tenha em abundância.
Deus não te criou pro sofrimento, pelo contrário, Ele te fez assim como és porque tem um plano de amor pra você!!
Você só precisa tomar uma decisão, se decidir por CRISTO verdadeiramente, e entregar seu barco nas mãos Dele!!
Pode ter certeza, Ele te conduzirá rumo a VITÓRIA!!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Velhas Roseiras

 

Eu já tive milhares de companheiros e colegas. Dentre eles, fiz centenas de bons amigos. Mas nem todas as amizades duraram. Algumas pareciam sólidas como rochas, mas não resistiram aos tempos e às circunstâncias. Assim sobraram poucos amigos de infância, pouquíssimos amigos de escola, poucos amigos de adolescência, poucos amigos de juventude! E pensar que a gente brincava todos os dias, via-se todos os dias e não saia da casa um do outro... De repente, outros afetos, outros amigos, outros interesses, outro tipo de vida, longos anos de distância e mil preocupações da vida nos afastaram totalmente. Agora não sei onde andam e os que vejo aqui e acolá são amigos de "Bom dia"... Mas nada acontece. A gente se respeita e se admira, mas a amizade de infância, de juventude não volta. Mudaram eles ou mudei eu? Ou foi a vida que nos mudou a todos? Restam algumas amizades fiéis que resistem a tudo... O que sei é que fiz muitos amigos e não conservei aquelas amizades. De bons amigos que éramos, somos hoje bons conhecidos que se saúdam de passagem e se respeitam. Às vezes nem isso. Crescemos e nossa amizade ficou lá no passado. E eu digo a mim mesmo: "Feliz o homem que sabe cultivar sua roseira! Talvez não seja tarde... Roseiras velhas também produzem rosas lindas e viçosas. Basta recultivá-las..."

Pe. Zezinho

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ser um Bom Pastor na Família


Deus quer restaurar a sua família, por isso estamos aqui, porque acreditamos nesta certeza: Deus é maior que nós, enquanto nós acreditamos em Deus, Ele vai curando e restaurando a nossa família.

Infelizmente o mundo quer destruir as nossas famílias, basta assistir os noticiários da TV, estão muitas vezes ensinando alguns princípios que vão completamente contra a família, contra aquilo que a Igreja nos ensina, poque eles sabem que acabando com a família, irão acaberemos com tudo.

Não devemos cochilar nas coisas de Deus, as famílias são chamadas a acordarem e assumirem o que Deus que para cada um de nós, o que você tem feito para mudar a sua família?

No evangelho de São João 10,14-15 está escrito: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.”

Nós em nossa família somos chamados a ser um bom pastor e nós precisamos estar dispostos para dar a nossa vida para a salvação da nossa família.

Deus não veio para julgar, Ele veio para nos salvar, precisamos tomar posse da Palavra de Deus. Sem Jesus Cristo todo dia termina em noite, com Cristo não a noite que não termine em Cristo!

Com Cristo não existe noite eterna, nós não somos católicos da sexta-feira da paixão, mas sim do domingo da Ressurreição! Jesus é filho amado de Deus, e nós também o somos por meio d'Ele! Quando aceitamos Jesus em nossa vida, Ele nos dá a graça de sermos filhos de Deus.

No livro do Eclesiástico 3, 2-15, Deus mesmo nos adverte:
Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.
Quem honra seu pai intercederá pelos pecados, {evitará cair neles e será ouvido na oração quotidiana.} Quem respeita sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. Quem honra seu pai terá alegria em seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. Quem honra seu pai terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da mãe.{Quem teme o Senhor honra seus pais} e como a senhores servirá aos que o geraram. Com obras e palavras honra teu pai, para que dele venha sobre ti a bênção. A bênção do pai consolida a casa dos filhos, mas a maldição da mãe destrói até os alicerces. Não te glories da injúria sofrida por teu pai, pois não é glória para ti a sua afronta. A glória de cada um vem da honra de seu pai, e é uma desonra para o filho a mãe desprezada.
Filho, ampara a velhice de teu pai e não lhe causes desgosto enquanto vive. Mesmo que esteja perdendo a lucidez, sê tolerante com ele e não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida. A ajuda prestada a teu pai não será esquecida,”

Você quer ter uma família abençoada e vitoriosa, então, pare de reclamar, de acusar, de murmurar e comece a abençoar os seus familiares e você vai ver que as bençãos de Deus irá entrar em sua casa, poque a benção atrai a graça de Deus.
Família desunida é família muito fraca, por isso: nunca fale mal da sua família, se a tua família está desunida é porque você não está sendo testemunha na sua casa.

Não se preocupe com que os outro irão falar da sua família, preocupe-se em saber o que Deus está fazendo em sua família.

Para concluir esta homilia, gostaria ler com vocês a passagem que está no livro de Ezequiel 34, 16:
“Procurarei a ovelha perdida, reconduzirei a desgarrada, enfaixarei a quebrada, fortalecerei a doente e vigiarei a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito”. É Jesus mesmo que nos convida a cuidar de suas ovelhas e nos ensina a ir ao encontro das pessoas da nossa casa, que estão perdidas, como as ovelhas dessa passagem, e ter com eles os mesmos cuidados que o próprio Deus tem para conosco!

Padre Crystian Shankar

sábado, 28 de janeiro de 2012

Apressai-vos em apascentar minhas ovelhas

Gostaria de refletir sobre essa temática que para nós é urgente: Fragilidade e pastoreio. Jesus soube como ninguém perceber as dores do ser humano. Temos como exemplo a mulher pecadora por Ele perdoada, os doentes curados, a culpa de Simão redimida na ordem de apascentar. Deus sonda o coração e ama, cura, redimi cada um com suas particularidades. Jesus sempre cuidou, orientou cada um dos apóstolos e todos que perto d'Ele se achegou e é essa característica de cuidado que devemos ter ao ver as fragilidades de nossos irmãos.
No cotidiano da Renovação Carismática Católica, percebemos que frágil também somos nós, portadores de necessidades especiais, seja um sorriso, uma motivação, um elogio, um direcionamento, às vezes uma exortação, necessitamos de cuidados, momento ímpar para amar! Não podemos desperdiçar a oportunidade de amar com gestos concretos cada um de nossos irmãos! Devemos ser combatentes no amor fraterno, na busca pela unidade, no desejo sincero da comunhão com Jesus, devemos aprender com o Bom Pastor a cuidar das ovelhas que nos foram confiadas.
Renovação Carismática Católica, eu vos conclamo apressai-vos em apascentar!
Encerro anunciando que esse ano que inicia será um ano de benção para todos nós, testemunharemos o operar do Espírito Santo, nos concedendo um grande Pentecostes, transformando muitas vidas que estão em nosso meio, precisando de servos unidos com o Bom Pastor façam um eficaz pastoreio. Apressai-vos, pois grande é a necessidade!

Por: Rogério Rosa

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Amar a minha pequenez e a minha pobreza

Deus faz maravilhas quando assumimos que somos pequenos e pobres
Deus faz as grandes coisas por meio dos pequenos. É para o pequeno e o humilde que Ele manifesta a Sua glória. Para os orgulhosos é difícil acolher a própria pequenez e assumir que são pequenos. Por isso, assuma-se e ame-se.
Somos apenas uma “poeirinha”, mas Deus volve o olhar d’Ele para nós.
O que agrada a Deus, o que dá liberdade para Ele agir, é, primeiro: quando admitimos que somos pequenos, pobres e humildes; segundo: quando aceitamos e assumimos que somos pequenos. Maria nunca quis ser grande, por isso o Senhor olhou para Ela.
Meus irmãos, quem era João XXIII? Ele só queria ser um pároco da Igreja, viver uma vida de simplicidade, pois sabia que era pequeno. Mas Deus pôs Seus olhos nele e ele foi eleito Papa e, como a Santíssima Virgem Maria, deu o seu “sim”. E quantas maravilhas Deus fez por intermédio dele, que foi chamado de "O Papa bom", porque sabia que era pequeno e também sabia que tudo era por inspiração de Deus.
Deus pode fazer coisas grandiosas nas pessoas que assumem seu nada.
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11121

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Apascenta as minhas ovelhas!


Quando falamos em apascentar, zelar, cuidar, estamos nos referindo ao pastoreio. O exemplo mais comum que nos vem à memória é o do pastor que cuida das ovelhas, assim como conhecemos pelo salmo 22, 1-3: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome”.
Refletindo sobre essa passagem, podemos perceber que pastorear o povo de Deus é cuidar para que ele chegue até as boas pastagens. Nós, que estamos envolvidos com trabalhos de liderança, somos impulsionados pelo Espírito Santo a tomar a responsabilidade de apascentar e vigiar as pessoas do nosso Grupo de Oração e do nosso ministério. Dessa forma, levar o povo às boas pastagens é dar alimento a ele. Significa que precisamos cuidar do que estamos oferecendo aos nossos irmãos. Qual a qualidade da formação e da oração que estamos ofertando? Eles estão sendo acolhidos em um ambiente de amor fraterno e diálogo? Perguntas como essas devem ser feitas periodicamente para que a nossa evangelização seja autêntica.
Pastorear também significa proteger as ovelhas dos falsos pastores, dos lobos que chegam disfarçados com o intuito de roubar a vida do rebanho. Roubar vida, no sentido de usurpar a vida nova, a vida no Espírito. Vivemos um tempo de portas abertas no nosso Movimento. Penso que se pararmos um pouco para pensar, podemos observar as graças do Senhor no nosso meio: temos trabalhado para que nossas vidas sejam coordenadas pelo Senhor Jesus, para sermos um povo unido pela Palavra de Deus, que anuncia a Boa Notícia e semeia a Cultura de Pentecostes. Mas para que isso se consolide em todo nosso território nacional, os que exercem posição de pastores precisam trilhar a “trajetória do amor”. 
À medida que novos irmãos vão entrando em nossos Grupos é muito importante que busquemos conhecê-los. Precisamos construir uma atmosfera de acolhimento, respeito e amor fraterno na qual as pessoas se sintam à vontade para abrirem-se umas às outras. Como nos ensina a Palavra, o pastor precisa conhecer as ovelhas do seu redil para cuidar delas. Já as ovelhas, precisam reconhecer a voz do pastor para poder segui-la.
Nessa dinâmica, são os líderes que iniciam a busca, pois os que estão perdidos não conseguem se encontrar. Entretanto, só estratégia não é suficiente. Para evangelizar e pastorear é preciso agir com amor. Somente assim é possível atingir os mais diferentes tipos de públicos e conhecer as peculiaridades de cada ovelha.
Depois de toda busca é necessário saber para onde conduzimos esse rebanho. E o primeiro papel do pastor é alimentá-lo com aquilo que é necessário para o seu crescimento espiritual e humano. Assim, a oração e a formação irão fortalecer as ovelhas e devem provocar nelas o desejo pela santidade.